Apresentação do curso
shareCompartilharOlá!
Seja bem-vindo, seja bem-vinda ao curso Participação e Controle Social em Saúde Indígena.
Este curso foi pensado com o objetivo de fortalecer a participação social dos povos indígenas, lideranças e conselheiros de saúde indígena nas instâncias formais do controle social do SUS e do SasiSUS por meio de conceitos , leis e experiências que contribuíram para formar o campo das políticas públicas de saúde e da saúde indígena no Brasil.
Neste curso vamos explicar a história da criação do Sistema Único de Saúde e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e mostrar as principais características e propostas de como deveriam funcionar os serviços de saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) com base na Política Nacional de Saúde dos Povos Indígenas.
Além disso, vamos discutir a trajetória de luta dos povos indígenas para o reconhecimento de seus direitos constitucionais, e entender como atualmente se organiza o movimento indígena.
Daremos destaque, também, para a forma como deveria se organizar o controle social no SUS e SasiSUS, explicando o funcionamento dos Conselhos e Conferências de Saúde.
Por último, iremos aprofundar as discussões sobre a relação entre cultura e saúde e discutir os desafios da atenção diferenciada nas ações dos serviços de saúde. E identificar ações de programas de saúde importantes para a saúde da mulher, da criança, de vigilância alimentar e nutricional, de suplementação de vitamina A, de Ferro, do Hiperdia e do Programa de saúde bucal - Brasil Sorridente Indígena.
O curso está dividido em 4 módulos, onde você terá acesso a :
- Aulas;
- Vídeos;
- Podcast;
- Atividades de Fixação;
- Materiais Complementares;
- Conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais ao final de cada módulo.
Além disso, você terá a oportunidade de realizar uma avalição online ao final do curso, pelo Campus Virtual Fiocruz, para obter a certificação de conclusão. O certificado será de qualificação em Participação e Controle Social em Saúde Indígena, com carga horária de 40 horas.
Convido você a trilhar essa jornada de conhecimento.
Vamos lá!
Olá! Seja bem-vindo(a)!
Neste curso vamos explicar a história da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e mostrar como deveriam funcionar os serviços de saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Além disso, vamos discutir a trajetória de luta dos povos indígenas para o reconhecimento de seus direitos constitucionais, e entender como atualmente se organiza o movimento indígena.
Daremos destaque para a forma como deveria se organizar o controle social no SUS e SasiSUS, explicando o funcionamento dos Conselhos e Conferências de Saúde. Como a política de saúde indígena tem uma diretriz específica, a atenção diferenciada, iremos aprofundar as discussões sobre a relação entre cultura e saúde e discutir como essa diretriz poderia funcionar na prática. Assim, vamos apresentar os conceitos, marcos legais e as experiências que contribuíram para formar o campo das políticas públicas de saúde e da saúde indígena no Brasil.
O curso contempla, também, um conjunto de materiais didáticos e complementares, em diferentes formatos (conteúdo textual, vídeos, imagens e podcasts), que podem ser compartilhados nas redes sociais.
O curso é composto por 4 módulos:
Estrutura do curso
- Aula 1 - Políticas de Saúde no Brasil e Reforma Sanitária: a Luta pelo Direito à Saúde
- Aula 2 - Organização do Sistema Único de Saúde
- Aula 3 - Gestão do SUS
- Aula 1 - A Construção do SasiSUS: a Luta pela Saúde Diferenciada
- Aula 2 - A Organização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)
- Aula 1 - A Luta pelos Direitos Indígenas
- Aula 2 - As Conferências de Saúde
- Aula 3 - Os Conselhos de Saúde
- Aula 1 - Diversidade Cultural, Etnocentrismo e Protagonismo Indígena: Conceitos Importantes para Garantir a Atenção Diferenciada
- Aula 2 - Saúde, Bem viver e Sistemas Médicos: o Desafio de Garantir a Atenção Diferenciada
- Aula 3 - Programas de Saúde e o Protagonismo dos Agentes Indígenas na Garantia da Atenção Diferenciada